quarta-feira, 26 de outubro de 2011

GT2- Organização e Representação do Conhecimento

 Indicadores de Qualidade da Informação em Sistemas Baseados em Folksonomia:uma abordagem semiótica.
 Autores: Juliana de Assis/Maria Aparecida Moura (UFMG)




O estudo teve por objetivo geral identificar, sistematizar e analisar as concepções que norteiam a composição dos indicadores de qualidade da informação em ambientes digitais colaborativos a fim de compreender o lugar atribuído à linguagem na validação dos conteúdos informacionais. A hipótese inicial considerou que ante o aspecto colaborativo das práticas de organização da informação contemporâneas, redes sociais criadas e potencializadas pelos Sistemas Baseados em Folksonomia contribuam para a formalização de indicadores de qualidade da informação. Foi utilizada na construção da metodologia a triangulação de métodos e teorias mediante o uso da Semiótica de matriz peirciana enquanto arcabouço teórico que possibilita a observação e compreensão dos fenômenos de linguagem e significação; da Netnografia como instrumento de identificação dos interesses, discursos e pertencimentos dos sujeitos e de caracterização das práticas informacionais desenvolvidas pelos mesmos; da Análise de Redes Sociais como auxilio teórico metodológico que propicia o estabelecimento de recortes necessários ao universo empírico e a compreensão das dimensões estruturais e relacionais que constituem as formas de organização e atuação dos atores sociais no contexto digital. As unidades de observação empírica foram comunidades virtuais de prática, em âmbito nacional e internacional, que se agregam em torno dos temas Saúde e Jogos Digitais nos serviços de social bookmarking Delicious, Diigo e Stumble Upon. Foram visualizados e descritos como indicadores de qualidade da informação: a colaboração, a integração, a personalização, a renovação e a sedimentação da linguagem, o compromisso ontológico, a concepção semiósica e a relevância. Foram apontadas dimensões semióticas nesses ambientes. Concluiu-se que os agenciamentos da linguagem contribuem para o modo como o sujeito percebe e constrói a qualidade da informação por meio da proposição de percursos de significação, da captação e reprodução destes através de cenários semióticos e das ações colaborativas em que se destaca a curadoria de conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário